MSL Engenharia Eletroeletrônica industrial

Serviços Eletricos

Análise Energética e Manutenção

19/07/2017 Análise Energética e Manutenção

CÂMERA TERMOGRÁFICA :

           Com a excelente qualidade de imagem desta câmera, é possível captar as mais pequenas diferenças de temperatura.
           As câmeras termográficas portáteis são utilizadas para a verificação de máquinas e transformam a radiação infravermelha em imagens térmicas visíveis, com as quais se pode analisar qualitativa e quantitativamente a temperatura. 
A câmera termográfica permite a detecção de anomalias e potenciais erros, por isso é de grande utilidade em serviços de prevenção, manutenção e na realização de diagnósticos técnicos.

           Desta forma, é possível tomar medidas corretivas antes de haver uma avaria. Enquanto outros métodos de detecção necessitam de uma paralisação da produção ou de desmontar o sistema, com esta câmera uma simples visualização é suficiente.

 

 

MANUTENÇÃO PREDITIVA E PREVENTIVA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS :

- Verificação das conexões de média e baixa tensão;

- Verificação das conexões de aterramento;

- Inspeção dos isoladores de alta, média e baixa tensão;

- Inspeção do tanque tampa e radiadores;

- Aplicação de composto antióxido  nas conexões;

- Verificação do nível de óleo;

- Inspeção de possível vazamento de óleo;

- Verificação da existência de ruídos anormais;

- Ajuste de tensão, se necessário;

- Reaperto Geral;

- Limpeza de todo o conjunto.

 

MEDIÇÕES E ENSAIOS :

Medição da resistência elétrica de isolamento (1.000 Volts – Megôhmetro);

RESISTÊNCIA DE ISOLAMENTO - MEGÔHMETRO 1kV -Este equipamento é especialmente indicado para teste da resistência de isolação de redes de baixas tensões, áreas externas ou subterraneas, já que permite realizar o teste com tensões próximas as de trabalho. Também é um excelente auxiliar na detecção de falhas de isolação em transformadores, cabos e chaves.

 

Medição de resistência de terra.

TERRÔMETRO - O terrômetro digital permite medir resistências de aterramento e resistividade do terreno de prédios, instalações industriais, hospitalares e domiciliárias, pára-raios, antenas, subestações, etc.

 

Ensaio físico-químico do óleo isolante:

Cor: Um rápido aumento da cor indica deterioração ou contaminação do óleo.

Densidade: Utilizada para identificação do tipo de óleo mineral isolante (parafínico ou naftênico).

Índice de Neutralização: O índice de neutralização mede a concentração de ácido no óleo, pela quantidade de hidróxido de potássio (KOH) necessário para neutralizar o ácido em 1g de óleo.

Fator de perdas dielétricas (fator de dissipação ou fator de potência): Um alto fator de perdas é uma indicação de presença de contaminantes ou de produtos de deterioração, como umidade, carbono ou matérias condutoras, sabões metálicos e produtos de oxidação.

Tensão Interfacial: Indica a presença de contaminantes polares que são substâncias quimicamente ativas e, portanto vão acelerar o envelhecimento do óleo.

Teor de água: Um elevado teor de água acelera a deterioração química do papel isolante e é indicativo de condições de operações indesejáveis, que requerem correções.

Rigidez dielétrica: Serve para medir a capacidade de um óleo suportar tensões elétricas e indicar a presença de contaminantes como água e partículas condutoras.

Ponto de Fulgor: Ensaio empregado para determinar a temperatura mínima no qual os vapores do óleo isolante se tornam inflamáveis; serve de indicativo da presença de contaminantes, usualmente outros tipos de hidrocarbonetos

Ponto de Combustão: Determina a temperatura mínima no qual o óleo isolante se inflama; serve de indicativo da presença de contaminantes, usualmente outros tipos de hidrocarbonetos.

Análise de teor PCB (Teor de Ascarel): A determinação de PCB em líquidos isolantes não halogenados é realizada por dois métodos distintos. O método potenciométrico baseia-se na dosagem de íons cloreto oriundos das moléculas de bifenila policlorada, após reação específica. Esta dosagem é indireta e requer atenção aos procedimentos sugeridos pelos fabricantes dos equipamentos utilizados. Já o método cromatográfico segue dosagem com utilização de padrões e comparação de áreas em curvas de calibração.

 

Ensaio cromatográfico  do óleo isolante :

Determina a concentração dos gases dissolvidos no óleo mineral isolante. O envelhecimento natural do equipamento pode ser remediado com a eliminação desses gases imersos no óleo. Usar um óleo de má qualidade traz sérios danos ao equipamento. Daí a importância do trabalho de prevenção que detecta qualquer defeito ainda no estágio inicial a partir da composição dos gases e da rapidez com que eles são formados. 

·         •  Hidrogênio (H2)

·         •  Oxigênio (O2)

·         •  Nitrogênio (N2)

·         •  Monóxido de carbono (CO)

·         •  Dióxido de carbono (CO2)

·         •  Metano (C4)

·         •  Etileno (C2H4)

·         •  Etano (C2H6)

·         •  Acetileno (C2H2)

 

ANÁLISE  DE  QUALIDADE  DA  ENERGIA   ELÉTRICA  :

            A indústria, comércio, prestadores de serviços (privado/público) em geral, são todos dependentes dos sistemas elétricos. É fato que os sistemas elétricos influenciam diretamente na qualidade da alimentação de um determinado estabelecimento (prédio, condomínio, indústria, repartição pública), como também reagem de forma extremamente sensível a qualquer distúrbio. Sendo assim, é de singular importância que cada instituição mantenha seus sistemas elétricos sob controle.

       Pensando na qualidade da energia elétrica de seu estabelecimento  a   Empresa     MSL ENGENHARIA  oferece através do aparelho RE6000 (EMBRASUL) uma completa análise dos sistemas elétricos.

Funções completas para análises de sistemas elétricos;

                 - Curva de carga de motores, geradores e transformadores;

                 - Medição e diagnóstico de distorções harmônicas;

                  Registro de avaliação de perturbações de transientes;

                - Estudos de eficácia energética;

    - Dimensionamento de bancos para a correção de FP (fator de potência).Curva de carga de motores,     geradores e transformadores;

  - Medição e diagnóstico de distorções harmônicas;  Registro de avaliação de perturbações de        transientes;

 

 

Mais Fotos:

Compartilhe com seus amigos

Voltar

Informações

AV MILITAR 4008 - Vacaria - RS - 95200000
E-mail: contato@mslengenharia.com.br
Telefone: 54-32325518

Contato Rápido

empresas virtuais